Nos tempos de Gungunhana é uma peça de teatro baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanas, onde um único elemento se desdobra em vários personagens, para com a cumplicidade do público, retratar alguns episódios mágicos, paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. O texto da peça surge a partir de “Ualalapi”, (considerado um dos melhores 100 livros africanos do Séc. XX) do premiado escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.

 

O processo criativo da peça baseou-se (numa primeira fase) na pesquisa intensiva sobre as origens do teatro comunitário africano e, depois a necessidade de sugerir sua evolução através de uma performance física, no entanto sustentada na oralidade onde o cruzamento com outras formas de arte como o canto, a música e a dança, resultassem numa inesgotável fonte de jogos de interactividade com o público. Nos tempos de Gungunhana é enfim, um conjunto de histórias dentro de uma história, uma obra que parte de um tempo histórico e de uma cultura particular para depois seguir numa viagem universalista e sem fronteiras.

 

Era duma vez um guerreiro da tribo tsonga chamado Umbangananamani, que fora em tempos casado com uma linda mulher da tribo Macua chamada Malice. Não tiveram filhos. Mas tentaram muito. Este é o mote que dá início ao grande karingana ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro, mas que rapidamente se vai transformar numa sequência de outros pequenos karinganas onde se relatam aspectos curiosos ligados ao reino de Gungunhana. Mas este karingana, não tem nada a ver com Gungunhana! Voltemos então à história: Karingana wa Karingana!

 

Klemente Tsamba

Klemente Tsamba nasceu em Maputo, cidade capital de Moçambique e, desde cedo participou em projetos relacionados com as artes performativas, tendo integrado bandas de música tradicional africana, grupos de dança hip-hop e teatro de rua.

Após ter participado no curso de teatro comunitário promovido pelo PAND - Artistas Unidos da Finlândia, é convidado pela diretora Gisela Canãmero (Portugal) para integrar o elenco de “Xtórias”, uma performance teatral composta por contos tradicionais de Moçambique e Portugal.

 

Este projeto veio então influenciar a sua paixão pelo teatro inspirado na tradição oral dos contadores de histórias e, a definir o seu percurso como ator dedicado à pesquisa do fazer teatral antropológico tendo criado dois monólogos (Magia Negra e Nos tempos de Gungunhana) com participações de destaque em festivais nacionais e internacionais de teatro.

Ator, músico e artista-plástico, é também formado em Educação e Comunicação Multimídia e colabora há mais de duas décadas em instituições sócio-educativas através da dinamização de oficinas de criatividade para crianças e jovens.

 

 

 

 

TERMINADO
30set NOS TEMPOS DE GUNGUNHANA KLEMENTE TSAMBA - MOÇAMBIQUE

CENTRO CULTURAL

JOHN DOS PASSOS

 

21 HORAS

M16 · 8€/4€

TEATRO

© 2022  Associação Avesso

 All Rights Reserved.